Ensaio de Agregados
O Ensaio de Equivalente de Areia determina a relação entre o volume de argila ou pó e o volume total de agregados miúdos com tamanhos de partículas menores do que 4,8 mm medida em volume numa cápsula padrão.
O ensaio é realizado em uma proveta contendo uma solução de cloreto de cálcio-glicerina-formaldeído e mantida em repouso por 10 minutos com amostra no seu interior, em seguida o recipiente é agitado com 90 ciclos em aproximadamente 30 segundos. Limpa-se as arestas do recipiente com a solução e deixa-se repousar por 20 minutos, após este período mensura-se a
altura do nível superior da areia e a altura do nível superior da suspensão argiloso.
O objetivo é verificar a presença de impurezas em matérias de agregados.
Equivalente de Areia
Granulometria
O ensaio de granulometria é o processo utilizado para a determinação da percentagem em peso que cada faixa especificada de tamanho de partículas representa na massa total ensaiada.
Através dos resultados obtidos desse ensaio é possível a construção da curva de distribuição granulométrica, tão importante para a classificação dos solos bem como a estimativa de parâmetros para filtros, bases estabilizadas, permeabilidade, capilaridade etc.A determinação da granulometria de um solo pode ser feita apenas por peneiramento ou por peneiramento e sedimentação, se necessário.
Equivalente de Areia
Granulometria