Ensaio de Pavimentação

Asfalto

O ensaio de conferência de espessura de camada aplicada de asfalto é um procedimento comum na engenharia de pavimentos para verificar se a espessura do revestimento asfáltico aplicado em estradas, estacionamentos e outras superfícies atende às especificações de projeto. Isso é essencial para garantir a qualidade e a durabilidade do pavimento, bem como a segurança dos usuários da via. O ensaio envolve a medição da espessura do asfalto com instrumentos como medidores de espessura de camada ou sensores de radar.

Os resultados são comparados com os valores de projeto para verificar a conformidade e permitir ajustes, se necessário, durante o processo de construção ou manutenção das estradas. Isso contribui para a integridade e o desempenho adequado das superfícies asfaltadas.

Betume

O ensaio de extração de betume, é utilizado para determinar o volume de CAP (Concreto Asfáltico de Petróleo), perante a quantidade de amostra total.

Este material é o ligante do asfalto, através dele que a capa asfáltica adquire a sua forma e características de flexibilidade, impermeabilidade e travamento.

Os resultados apurados são comparados ao projeto da usina de CBUQ (Fornecedor da massa asfáltica). Nestes resultados pode-se apresentar dois fatores:
– Percentagem de betume é maior que a do projeto: a massa asfáltica pode apresentar-se com flexibilidade acima do necessário, desfavorecendo o travamento, e consequentemente causar deformações no pavimento.
– Percentagem de betume for menor que a do projeto: a quantidade de material ligante não é suficiente para o perfeito travamento dos agregados, reduz as taxas impermeabilização e flexibilidade, podendo causar problemas de segregação dos agregados causando crateras e fissuras no pavimento.

Espessura

O ensaio de conferência de espessura de camada aplicada de asfalto é um procedimento comum na engenharia de pavimentos para verificar se a espessura do revestimento asfáltico aplicado em estradas, estacionamentos e outras superfícies atende às especificações de projeto. Isso é essencial para garantir a qualidade e a durabilidade do pavimento, bem como a segurança dos usuários da via. O ensaio envolve a medição da espessura do asfalto com instrumentos como medidores de espessura de camada ou sensores de radar. Os resultados são comparados com os valores de projeto para verificar a conformidade e permitir ajustes, se necessário, durante o processo de construção ou manutenção das estradas. Isso contribui para a integridade e o desempenho adequado das superfícies asfaltadas.

Mancha de Areia

O ensaio de mancha de areia permite a determinação da macrotextura do pavimento, ou seja, as características de textura da mistura exposta, sendo um parâmetro que influencia diretamente na aderência entre o pneu e o pavimento.

Esse ensaio consiste na distribuição de um volume padrão de areia na superficie do pavimento com movimentos circulares, até que o material recubra a maior área possível do revestimento sem que haja exposição do agregado. A medição do diâmetro deste círculo permite a determinação da espessura da camada de areia existente, portanto, a macrotextura superficial. Os resultados classificam a pista desde muito fina ou fechada até muito grosseira ou muito aberta.

Pêndulo

A resistência à derrapagem medida no ensaio de Pêndulo Britânico representa a microtextura do pavimento, ou seja, as características de rugosidade dos agregados expostos do pavimento. Essa avaliação das condições de segurança em termos de aderência pneu-pavimento, ou resistência à derrapagem, classificam a pista desde perigosa até muito rugosa.

O princípio de medição é relativamente simples e deve ser feito no sendo do tráfego. Um pêndulo revestido por uma borracha na extremidade do seu braço desliza sobre a superficie do pavimento com uma película de água, simulando assim a passagem do pneu no pavimento. Mede-se então a altura máxima a qual chega o pêndulo após a borracha friccionar a super- cie do pavimento. A temperatura do pavimento deve ser considerada para resultados mais precisos.

Sonda

Viga

Viga Benkelman é um equipamento que possibilita realizar medições deflectométricas de um pavimento.

A Viga Benkelman é composta por um conjunto de sustentação em que se articula uma alavanca interfixa, cuja relação entre os comprimentos dos braços é conhecida. A Viga Benkelman, dentre os vários instrumentos disponíveis para medições defletométricas em pavimentos, foi o aparelho que mais se difundiu em todo o mundo e até hoje tem um importante papel no meio rodoviário nacional.

A Viga Benkelman é composta essencialmente de uma parte fixa e uma viga móvel. A parte fixa é apoiada no pavimento por meio de três pés reguláveis, sendo a viga móvel acoplada a esta por meio de uma articulação, ficando uma das extremidades (ponta de prova) em contato com o pavimento, e a outra extremidade acionando um extensômetro com precisão de 10-2 mm.

É equipada com um vibrador, que tem a função de vencer o atrito entre as peças móveis e evitar eventuais inibições do ponteiro do extensômetro.

Por ser um aparelho de baixo custo e versatilidade e de operação simples, de fácil capacitação do pessoal para sua operação, é um equipamento utilizado na maioria dos casos em que se deseja realizar a medição de deflexões de um pavimento, seja ele rígido, semirrígido ou flexível.

Asfalto

Espessura

Mancha de Areia

Pêndulo

Sonda

Viga

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