Ensaios de Concreto Fresco Endurecido

Ar Incorporado

As bolhas de ar incorporado no concreto aparecem como resultado da mistura, transporte, adensamento e em grande parte da interação agregados e aditivos no concreto, sendo uma consequência que muitas vezes os tecnologistas de concreto parametrizam e controlam para evitar maiores problemas.

Estes problemas podem ser de baixo impacto somente na superfície do concreto, prejudicando assim o acabamento final do concreto, ou eles podem ser mais graves, caso a incorporação de ar tenha perdido o controle, gerando problemas de resistências, impactando assim a integridade da estrutura.

Isso é importante porque o ar incorporado afeta diretamente a durabilidade e a resistência do concreto, bem como sua capacidade de resistir a ciclos de congelamento e descongelamento.

O ensaio envolve a extração de uma amostra de concreto, geralmente através de um aparelho conhecido como medidor de ar incorporado, que avalia a porcentagem de ar presente. Essa informação é crucial para garantir que o concreto atenda às especificações de projeto e às normas de qualidade, contribuindo para a longevidade das estruturas de concreto.

Ensaio de concreto endurecido

Esclerometria

Método empregado para determinação do valor aproximado da resistência à compressão superficial do concreto endurecido e de sua uniformidade. A realização do ensaio de esclerometria consiste em uma massa martelo que, impulsionada por mola, choca-se com a área a ser ensaiada. Quanto maior a dureza da superfície, menor a parcela da energia que se converte em deformação permanente, e maior deve ser o recuo ou a reflexão da massa martelo. O equipamento utilizado no ensaio é chamado de esclerômetro de reflexão.

Extração

Extração de testemunhos: Aplicável quando a resistência característica à compressão do concreto (fck) não for atingida a partir dos critérios previstos na ABNT NBR 12655: 2022 para aceitação automática do concreto no estado endurecido.

Para extrair testemunhos cilíndricos, deve ser empregado um conjunto de extratora provido de cálice e coroa diamantada, ou outro material abrasivo equivalente, que possibilite realizar o corte dos testemunhos com as dimensões estabelecidas, sem danificar excessivamente a estrutura.

O equipamento deve possibilitar refrigeração à água do local do corte do concreto e minimizar vibrações, que devem ser evitadas para se obter paralelismo entre as geratrizes dos testemunhos extraídos e evitar ondulações em sua superfície.

O lote deve abranger um volume de concreto que possibilite decidir sobre a segurança da estrutura, mas a extração de testemunhos deve ser tão reduzida quanto possível, para evitar maiores danos aos elementos estruturais analisados. No caso de estruturas sem histórico do controle tecnológico, ou os lotes não identificados por mapeamento durante a concretagem, estas devem ser divididas em lotes, identificados em função da importância dos elementos estruturais que as compõem e da homogeneidade do concreto, que deve ser avaliada por meio de ensaios não destrutivos.

Módulo

O módulo de elasticidade do concreto é uma das características mecânicas mais importantes do material para projetos de estruturas. A fim de atender procedimentos de controle de qualidade e atendimento às especificações normativas, o módulo de elasticidade também é determinado através de um ensaio, executado em condições específicas.

A ABNT NBR 8522:2017, pressupõe que o ensaio de determinação do módulo de elasticidade seja realizado através de duas metodologias de ensaio. A primeira metodologia proposta pela norma envolve a aplicação de uma tensão fixa (σa = 0,5 MPa) e 30 % da resistência a compressão do concreto (fc) para a determinação do módulo de elasticidade tangente inicial. Já a segunda metodologia proposta propõe a obtenção do módulo de elasticidade secante, definido como sendo o coeficiente angular da reta secante à curva tensãodeformação assando por dois pontos do gráfico, em que o primeiro corresponde à tensão de 0,5 MPa e o segundo corresponde ao nível de tensão desejado. A norma estabelece ainda especificações quanto ao corpo-de-prova para o ensaio.

Slump

O slump test ou também chamado de teste de abatimento do concreto, é um ensaio realizado na maioria das vezes no canteiro de obras. A finalidade do teste é definir a característica de consistência do concreto fresco momentos antes da concretagem de um elemento estrutural.

Podemos afirmar que o slump test faz parte do controle tecnológico e de qualidade dos materiais da obra, ou seja, através da consistência que é medida, é possível conferir a trabalhabilidade do concreto, e consequentemente, definir se está de acordo ou não com as especificações de projeto e assim dar prosseguimento na etapa de concretagem.
O ensaio deve ser realizado com o concreto fresco antes de ser lançado, independente se é um concreto usinado produzido por uma central, ou se produzido no próprio canteiro de obras.

Esse ensaio é conhecido por ser relativamente simples de realizar e demanda uma amostra não muito grande do material, apesar disso, deve sempre ser executado por uma pessoa devidamente qualificada. O slump test fica restrito a alguns tipos de concreto, como é o caso do concreto auto adensável, onde devem ser empregados outros tipos de ensaios, como por exemplo, o slump flow test que é o ensaio de espalhamento em uma superfície.

Tração na flexão

O ensaio de tração na flexão é um procedimento amplamente utilizado na engenharia civil e de materiais para determinar a resistência e a capacidade de deformação de materiais, como concreto, madeira e metais, quando submetidos a cargas de flexão. Nesse teste, uma amostra do material é submetida a uma carga que tende a curvá-la, avaliando sua capacidade de resistir à flexão e deformação. Isso fornece informações cruciais sobre a qualidade e o desempenho do material em aplicações estruturais, como vigas e lajes. Os resultados do ensaio de tração na flexão auxiliam na concepção e dimensionamento de estruturas, garantindo a segurança e a integridade das construções.

Ar Incorporado

Ensaio de concreto endurecido

Esclerometria

Extração

Módulo

Slump

Tração na flexão

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